Blog
artigo

Empregabilidade

É a capacidade que uma pessoa desenvolve com o objetivo de aumentar e manter atualizadas suas competências, seu conhecimento e sua rede de relacionamentos, de forma a ter, sempre em suas mãos, o controle sobre seu plano de carreira.
É preciso entender que a carreira como é tradicionalmente conhecida está em fase de extinção. A carreira tradicional era caracterizada por uma mobilidade linear e planejada:

  • O profissional buscava ascender na escala hierarquia da empresa;
  • O profissional dependia de um plano de carreira que a empresa oferecia;
  • Seu desempenho era medido por sinais visíveis e muitas vezes equivocados.

Atualmente, devemos considerar a carreira como uma jornada pessoal de desenvolvimento baseada nos seguintes conceitos:

  •  É um caminho imprevisível e cheio de possibilidades;
  • O profissional deve possuir cada vez mais conhecimento e informações;
  • O profissional deve determinar a direção de sua carreira de acordo com seus valores, ou seja, o que ele busca no seu trabalho e na sua vida;
  • A empresa apenas deverá apoiá-lo neste direcionamento caso seja compatível com as diretrizes da mesma.

Assim, para mantermos nossa empregabilidade seria interessante seguir dez dicas importantes:

  1. Defina suas metas de curto, médio e longo prazo, montando um plano de ação para sua carreira;
  2. Promova seu autodesenvolvimento, tornando-se um autodidata e definindo o que quer aprender para atingir suas metas estabelecendo seu método de estudo;
  3. Melhore seus relacionamentos interpessoais, procurando compreender melhor as necessidades e desejos das pessoas que convive no trabalho e na vida pessoal;
  4. Desenvolva facilidade em trabalhar em equipes multifuncionais;
  5. Mantenha a adaptabilidade a ambientes de constantes mudanças e esteja pronto para usar tecnologia de ponta;
  6. Desenvolva sua liderança entendendo que você deve atuar como um líder educador e que somente o sucesso de seus pares ou equipe trará seu próprio sucesso;
  7. Desenvolva alta tolerância à ambiguidade e diversidade que encontra nas outras pessoas ou empresas;
  8. Finalize os compromissos e projetos assumidos com seus líderes ou liderados;
  9. Seja ético e transparente mantendo sua marca pessoal sempre com credibilidade;
  10. Mantenha uma boa rede de relacionamentos, com pessoas de diversas áreas, trocando ideias e conhecimento.

Por:  Wilson Felitti – Consultor de Carreira