Talvez o título acima seja um pouco forte ou até esquisito na opinião de algumas pessoas.
Mas há uma razão para esse título.
Toda a minha carreira profissional foi desenvolvida na área de Recursos Humanos em grandes organizações, sendo os últimos nove anos e meio em uma conceituada empresa de Outplacement, Assessoria de Carreira e Recolocação de profissionais.
Tive a oportunidade de assessorar vários níveis de profissionais de todas as áreas.
Posso afirmar que a grande maioria não sabia como elaborar um currículo de forma adequada.
A nossa primeira apresentação ao mercado na busca de uma nova carreira e/ou uma recolocação é feita pelo nosso currículo, seja para as empresas diretamente, para os Headhunters ou agências especializadas em seleção de pessoal.
É exatamente nessa fase que as coisas começam erradas.
Currículos extensos, com informações desnecessárias, faltantes ou irrelevantes, sem mostrar quem é de fato o profissional, etc.
Lembro-me que o fato mais pitoresco que vi, foi de um alto executivo que contratou o nosso trabalho de assessoria, sendo que o seu currículo inicial tinha 9 páginas na fonte Arial 10.
Parecia mais uma história de vida e uma descrição detalhada, pra lá de exagerada, das atividades executadas com todos os pormenores possíveis, imagináveis e desnecessários.
E o mais interessante é que não mostrava de fato quem ele era, suas qualificações e realizações.
Tive um grande mestre na minha vida profissional que, na época que comecei a fazer descrições de cargo, nos ensinou que toda comunicação escrita deveria obedecer a “Lei dos 5 Cs”.
Ou seja, o currículo deve ser:
– Claro: Facilmente inteligível; Que não suscita dúvidas; Que se pode comprovar;
– Correto: isento de falha, erro ou defeito; (cuidado com a gramática)
– Completo: que não falta parte ou elemento algum dos que o constituem ou que deve ter;
– Conciso: reduzido ao essencial; em poucas palavras; preciso;
– Consistente: ter consistência com algo; ter base sólida.
Considerando o grande número de currículos que são recebidos pelos Selecionadores em geral, é vital que ele seja bem elaborado e chame a atenção positivamente para a continuidade no processo.
Espero ter contribuído de alguma forma sobre esse assunto.
Fico à disposição de todos que precisarem de orientação e assessoramento.
Sucesso!!!
Por: Wilson Felitti, Consultor Sênior em aconselhamento, planejamento/transição de carreira e recolocação profissional. Treinamentos – Palestras